Remédios que não devem ser usados em uma crise de enxaqueca

Compartilhe:

Poucas coisas são tão frustrantes quanto ter uma crise de enxaqueca e não saber o que fazer para melhorar ou pior, tomar um remédio contraindicado, não é mesmo? Mas não precisa se preocupar mais, hoje eu vou te dizer algumas medicações que você não deve tomar durante uma crise de enxaqueca.

Imagine que você está em plena crise de enxaqueca e não sabe mais o que fazer e o que tomar para melhorar. No início, sua dor era mais leve e você conseguia resolver facilmente com um paracetamol ou dipirona, mas, agora tudo mudou e as dores só aumentaram. O que fazer?

O primeiro passo é não se desesperar, manter a calma é importante na hora de resolver um problema como esse, e o segundo passo é saber o que NÃO tomar durante uma crise.

TRAMADOL

É muito comum o uso do Tramaldol para a enxaqueca em emergências, mas vale ressaltar que NÃO É ACONSELHÁVEL, pois não melhora a dor, muito pelo contrário, além de causar inúmeros efeitos colaterais como: náuseas, vômitos e sonolência excessiva.
Se possível, evite o uso.

MORFINA

Em segundo lugar, fica a morfina que possui a mesma ação do tramal, ou seja, não diminui a dor e ainda ajuda na piora das crises.

A morfina e o Tramadol fazem parte de uma classe de remédios chamada opiódes, os quais devem ser evitados pelos enxaquecosos, pois podem até melhorar sua dor naquele instante, mas a conta a pagar por isso é alta demais, a dor pode voltar duplicada (dor rebote).

Apesar de serem recomendados para muitas dores, os opiódes não são indicados para tratar a enxaqueca, sendo contraindicados em diversos consensos e publicações científicas.

Essas medicações, também pertencentes ao grupo dos opiódes, além de não serem boas opções para o tratamento da enxaqueca, possuem diversos efeitos colaterais, como sonolência, náuseas, constipação e grandes chances de gerar dependência com uso crônico.

Então lembre que enxaqueca não combina com opióides, que são ótimos analgésicos para dores oncológicas por exemplo.
Agora que você já sabe o que não tomar durante uma crise, procure um neurologista e faça um acompanhamento adequado, pois o melhor tratamento sempre será o preventivo!

Compartilhe:

Dra. Maria Letícia

Neurologista

Dra. Maria Letícia

Olá, tudo bem? 👋
Envie seus dados e vamos conversar pelo Whatsapp!

22:10